Dicas

Primeiros passos na Panda Video: Como maximizar suas VSLs e Cursos

Aprenda a dar os primeiros passos na Panda Video para aproveitar a hospedagem de vídeos ao máximo.

Primeiros passos na Panda Video: Como maximizar suas VSLs e Cursos

Você está experimentando o Panda Video ou acabou de contratar a plataforma? Se a resposta for sim, este guia é para você.

A Panda Video se destaca por ser uma plataforma de hospedagem de vídeos que oferece uma série de recursos que aumentam a segurança dos seus conteúdos, a experiência de quem assiste, e as conversões de VSL (Video Sales Letters).

E para acelerar a sua integração para todas essas possibilidades, preparamos esse artigo que vai passar pelas seguintes etapas:

  1. Upload dos vídeos
  2. Configuração do vídeo
  3. Configuração do player
  4. Uso da Inteligência Artificial
  5. Configuração de segurança
  6. Acompanhamento de métricas
  7. Outras possibilidades

Caso prefira, assista ao Webinar que gravamos mostrando como utilizar o Panda Video.

1° Passo: Faça o upload dos seus vídeos

Tela de upload de arquivos do Panda Video

O primeiro passo para começar a utilizar o Panda Video é fazer o upload dos seus vídeos.

Você pode subir vídeos a partir do seu dispositivo, Google Drive, Dropbox ou OneDrive.

Além disso, existe a possibilidade de importar diretamente do Vimeo e Hotmart, caso você utilizasse as hospedagens deles anteriormente.

Para isso, basta utilizar nossa extensão do Chrome, e seguir o passo a passo de um dos artigos abaixo:

2° Passo: Configure cada vídeo

Uma das grandes vantagens do Panda Video é a capacidade de personalizar cada vídeo para atender melhor às necessidades do seu público, e ao seu objetivo. A personalização não só melhora a experiência do usuário, como também pode aumentar significativamente o engajamento e as conversões.

Você pode começar configurando:

  1. Thumbnails: Adicione até três miniaturas no seu vídeo (início, meio e fim). Acrescentar miniaturas para cada momento aumenta a retenção do vídeo e te ajuda a cumprir seu objetivo.
  2. Legendas e dublagens automáticas: utilize IA para transcrever automaticamente o áudio dos seus vídeos. Essa transcrição pode ser utilizada para criar legendas e dublagens em vários idiomas.
  3. Capítulos: Se o vídeo for longo, considere dividi-lo em capítulos. Isso facilita a navegação do usuário e permite que ele acesse diretamente as partes mais relevantes.
Detalhes das funções básicas do Panda Video

Como criar legendas e dublagens automáticas

As legendas e dublagens geradas por IA são um dos grandes diferenciais do Panda Video, e permite você tornar o seu curso e VSL mais acessível para qualquer pessoa.

E para ativá-las, é bem simples:

  1. Selecione o idioma original do vídeo;
  2. Escolha para quais idiomas deseja gerar a dublagem ou legenda;
  3. Clique em gerar.

Em pouco tempo você adaptou o seu conteúdo para a língua nativa do seu público-alvo, eliminando barreiras linguísticas.

Atualmente, o Panda Video realiza traduções para inglês, espanhol, francês, italiano e alemão.

3° Passo: Explore a aba de Player

A aba de Player do Panda Video oferece opções que permitem customizar a aparência e o comportamento do player de vídeo. As alterações feitas são globais, para não ser necessário customizar individualmente.

As principais configurações são:

  1. Aparência do player: Personalize o visual do player com a sua identidade visual. Você pode ajustar a cor e tamanho das legendas e barra de progresso.
  2. Controles do usuário: Decida quais controles o usuário terá acesso. Você pode permitir ou restringir opções como pausar, avançar, voltar, continuar de onde parou e alterar a qualidade do vídeo. Isso é especialmente útil para manter o foco do espectador em VSLs e evitar distrações.
  3. Integração com Facebook e Google Ads: Configuração de pixels para rastreamento de visualizações e engajamento.

4° Passo: Utilize Inteligência Artificial ao seu Favor

A inteligência artificial (IA) integrada ao Panda Video oferece uma série de ferramentas que podem simplificar processos e maximizar resultados.

Além da geração de legenda e dublagem que citamos, o Panda Video também possui:

  • Mapa Mental
  • Quiz
  • E-book

Todos esses recursos funcionam baseados na transcrição do vídeo, e economizam horas (se não dias) de trabalho.

O seu uso é muito recomendado para infoprodutores que querem aumentar o engajamento nas suas videoaulas.

5° Passo: Configure a segurança dos seus cursos e VSLs

A segurança do conteúdo é uma prioridade, especialmente quando se trata de cursos online que podem ser pirateados, como acontece com vários outros no Telegram. O Panda Video oferece 3 camadas de segurança para garantir que seus vídeos sejam acessados somente por quem tem autorização:

  1. Domínios permitidos: Defina em quais domínios na internet os seus vídeos podem ser incorporados.
  2. Anti-Download: Com este recurso, seus vídeos não podem ser baixados por terceiros, garantindo a segurança dos direitos autorais e propriedade intelectual.
  3. DRM (Watermark): Adicione uma marca d'água dinâmica aos seus vídeos que exibe informações pessoais do usuário. Assim, se houver a divulgação indevida do conteúdo, fica mais fácil saber quem foi e entrar com medidas legais.

Ao utilizar essas ferramentas de segurança, você pode ter tranquilidade sabendo que seu conteúdo está protegido, permitindo que você se concentre em oferecer valor ao seu público sem se preocupar com acessos não autorizados.

Acompanhe as métricas dos seus vídeos

Entender como seus vídeos estão performando é crucial para o sucesso de qualquer lançamento ou estratégia de vídeo.

Na Panda, é possível monitorar:

  • Quantidade de visualizações e plays
  • Tempo de Retenção (e em que momento parou de assistir)
  • Quantidade de usuários em cada tipo de dispositivo
  • Quantidade de usuários em tempo real no mapa

Esses dados ajudam a identificar quais vídeos estão funcionando, em que momento as pessoas estão saindo deles e onde há espaço para melhorias.

Tela de analytics do Panda Vídeo que mostra a taxa de retenção de um vídeo

Como melhorar o desempenho dos vídeos?

Ao identificar que as pessoas não clicam no seu vídeo, ou que muitas delas saem em um momento específico, você deve otimizar seu vídeo.

Em qualquer outro lugar, você precisaria escrever uma série de modificações, passar para o editor de vídeos e aguardar dias pelo conteúdo atualizado.

Mas no Panda Video, você pode realizar mudanças direto da plataforma, sem precisar de conhecimentos avançados de edição. Veja todas as possibilidades:

  1. Mini-Gatilhos: Utilize essa função para adicionar imagens ou frases em determinados momentos do vídeo para chamar atenção do espectador. Isso é indicado para aumentar a retenção em momentos que a taxa de saída é alta.
  2. Smart Autoplay: Permite que o vídeo inicie logo que o usuário entra na página, e ela incentiva ele a dar play no vídeo.
  3. Barra de Progresso Fictícia:  Uma barra de progresso que simula a duração do vídeo, que passa a sensação de que o vídeo irá acabar em breve. Esta função aumenta a retenção e, com isso, a conversão do seu vídeo.
  4. Continuar de Onde Parou: Permite  ao espectador retomar o vídeo exatamente do ponto onde parou, mesmo que saia e volte mais tarde. Isso aumenta a conveniência para o usuário e garante que ele continue até o final.
  5. Velocidade de Reprodução (Turbo): Acelere a velocidade padrão do vídeo até 1.5x mais rápido. Isso ajuda a deixar o vídeo mais dinâmico.

Outras possibilidades do Panda Video

Além das funcionalidades principais, o Panda Video oferece recursos adicionais que podem ser explorados para potencializar suas estratégias de marketing e conteúdo.

1. Lives

Você pode conectar o Panda Video com o OBS ou qualquer outra plataforma de streaming para fazer lives e webinars.

A principal vantagem nisso é que você consegue interagir com o seu público ao vivo, e no final, você terá a gravação da transmissão para utilizá-la como conteúdo on-demand depois.

2. Teste A/B

Os testes A/B são uma ferramenta poderosa para otimizar o desempenho dos seus vídeos. No Panda Video, você pode testar diferentes versões de um vídeo ou elementos específicos, como thumbnails, títulos e chamadas à ação, para descobrir o que mais ressoa com seu público.

Antes de iniciar um teste A/B, defina claramente o que você deseja testar e qual é a hipótese que você pretende validar. Por exemplo, você pode querer testar se uma thumbnail mais colorida gera mais cliques do que uma versão mais minimalista. Após finalizar o teste A/B, você poderá analisar os resultados, e dizer qual performou melhor.

Teste a/b do Panda Video

Como acompanho o consumo de banda e armazenamento?

O Panda Video é muito transparente em relação ao Plano de cada cliente. Por isso, nós disponibilizamos o uso do armazenamento e o consumo de banda mensal no canto esquerdo de todas as telas.

Lembrando que se você não quer mudar para um plano com mais recursos, você pode otimizar o tamanho dos seus vídeos, ou até mesmo excluir aqueles que não são mais utilizados, diminuindo os recursos utilizados.

Fique por dentro de novidades e melhorias

Agora que você deu os primeiros passos no Panda Video, isso não significa que acabou. Estamos constantemente evoluindo para continuarmos sendo a melhor opção de hospedagem de vídeo. Por isso, trazemos novidades no sistema com frequência.

Essas novidades podem ser acompanhadas na própria plataforma.

Além disso, lá você pode ver o roadmap de tudo que estamos desenvolvendo, e enviar e votar em sugestões que outros clientes escrevem.

E se você quer continuar aprendendo sobre VSL, Hospedagem de Vídeo e Marketing, fica o convite de sempre acompanhar o blog, pois toda semana estamos com conteúdos novos!

CTA para realizar teste grátis de 30 dias na Panda Video
IA para Vídeos
Prática